Sobre Nós

Conscientização, divulgação e recolhimento de lixo eletrônico

Você poderá conhecer um pouco mais do nosso trabalho, irá verificar que sozinhos não poderemos fazer nada. Só com a ajuda de todos poderemos realizar nosso trabalho com sucesso. Esse tipo de trabalho, requer muita colaboração, boa vontade, idealismo, experiência e muita boa vontade por parte da população e dos orgãos competentes.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA…

A Recicla-RJ é uma empresa pioneira e exclusiva no trabalho de conscientização, divulgação e recolhimento personalizado de todo lixo eletrônico gerado por residências e empresas no Rio de Janeiro.

Todo lixo eletrônico coletado é cuidadosamente analisado, assim verificamos a possibilidade de reaproveitamento e devolução ao mercado de trabalho para que tenha sua vida útil aumentada. Caso não tenha condições de reaproveitamento, será enviado a empresas conceituadas que irão cuidar para que esse tipo de lixo tenha a destinação correta e que não venha contaminar nosso lençol freático ou nosso ar.

Já temos boa experiência nesse processo e excelentes resultados com a ajuda de Pessoas Físicas e Jurídicas solicitando coletas e se tranquilizando com a destinação final do lixo eletrônico gerado por eles. Isso dá a cada um uma boa sensação de dever cumprido.

O meio ambiente agradece sua iniciativa.

O que é feito com o lixo eletrônico descartado?

Essa pergunta é feita com frequência quando alguma empresa ou pessoa física descarta seu lixo eletrônico com a Recicla-RJ. Todo lixo eletrônico recebido, passa por algumas etapas importantes, e nós procedemos da seguinte forma:

1º Passo
A Análise

O lixo eletrônico é criteriosamente analisado para saber suas principais características.

2º Passo
Descaracterização

Após o processo de análise, efetuamos a descaracterização do lixo descartado.

A descaracterização consiste em destruir qualquer vínculo do objeto com a empresa ou pessoa física que efetuou o descarte.

Nomes, placas de patrimônio, logotipos, adesivos ou outras formas de ligação são removidos. Damos atenção especial a computadores, notebooks e netbooks que geralmente trazem armazenados, dados importantes e confidenciais, os quais são imediatamente destruídos.

3º Passo
Funcionalidade

Após a descaracterização, o próximo passo é verificar se o lixo eletrônico é servível ou inservível.

4º Passo
Servível

Será feita uma análise que determinará se o lixo eletrônico ainda é funcional ou se reparos possam o tornar funcional. Se uma das duas hipóteses se tornar concreta, ele passará a ser considerado servível.

Sendo considerado servível, concentraremos todos os nossos esforços para que o mesmo possa ter sua vida útil prolongada e, com isso, volte a ser utilizado.

5º Passo
Inservível

Sendo considerado inservível, ele seguirá para reciclagem onde será desmontado e suas partes divididas em grupos de reciclagens específicas (plástico, metais, circuitos, etc).

6º Passo
Além do bem da Reciclagem

O serviço de reciclagem gera renda a muitos trabalhadores que antes se encontravam desempregados ou oriundos de aterros sanitários (lixões) desativados, como catadores. Hoje, graças a esse tipo de trabalho, essas pessoas podem sustentar suas famílias.